Neste projeto
vamos aprender a fazer um dado eletrônico. Com ele os jogos que utilizam
dado vão ficar mais tecnológicos. Ao acionar a chave táctil o projeto irá
mostrar um número aleatório de 1 à 6. 
LISTA DE COMPONENTES:
1 - Arduino Uno;
1 - Chave táctil;
2 - Resistores de 220 ohms;
1 - Protobord;
1 - Display de 7 segmentos;
Alguns jumpers;
Sobre o principais componentes:
Alguns jumpers;
Sobre o principais componentes:
      Display
de 7 segmentos, são
comumente usados em eletrônica como forma de exibir uma informação
alfanumérica. Ele é composto de 8 segmentos que são na verdade 8 LEDs, 7 mostram a informação e 1 é o ponto. O mostrado abaixo é de catodo comum.
Circuito a ser montado:
     O pino digital 5 do Arduino irá receber 5V
quando a chave táctil for acionada, isto dará inicio ao sorteio de um número de
1 à 6 que será mostrado  no display.  O display será ligado aos pinos digitais de 6
à 12.  
Programando o Arduino:
     O código abaixo fará com que, ao acionar a
chave táctil ocorrerá um sorteio aleatório de um número de 1 à 6 e ele será mostrado  no display.
Código.
     Copie e cole o código abaixo na tela do
Arduino IDE. Em seguida execute-o.
int segE =
7;
int segD =
8;
int segC =
9;
int segB =
12;
int segA =
6;
int segF =
11;
int segG =
10;
int
pinoTilt = 5;
void
setup()
{
  pinMode(segE, OUTPUT);
  pinMode(segD, OUTPUT);
  pinMode(segC, OUTPUT);
  pinMode(segB, OUTPUT);
  pinMode(segA, OUTPUT);
  pinMode(segF, OUTPUT);
  pinMode(segG, OUTPUT);
  pinMode(pinoTilt, INPUT);
}
void loop()
{
  if(digitalRead(pinoTilt) == HIGH)
  {
    jogaDado();
  }
}
void jogaDado()
{
  for(int i=0;
i<25; i++) 
  {
    switch(random(1,
6)) // Escolhe um numero aleatorio entre 1 e 6
    {
     
case 1 :
        acende1();
        break;
      case 2 :
        acende2();
        break;
      case 3 :
        acende3();
        break;
      case 4 :
        acende4();
        break;
      case 5 :
        acende5();
        break;
      case 6 :
        acende6();
        break;
    } 
    delay(4*i);     // O delay aumenta conforme passam mais
numeros
  }
}
void
acende1()
{
  digitalWrite(segE,LOW);
  digitalWrite(segD,LOW);
  digitalWrite(segC,HIGH);
  digitalWrite(segB,HIGH);
  digitalWrite(segA,LOW);
  digitalWrite(segF,LOW);
  digitalWrite(segG,LOW);  
}
void
acende2()
{
  digitalWrite(segE,HIGH);
  digitalWrite(segD,HIGH);
  digitalWrite(segC,LOW);
  digitalWrite(segB,HIGH);
  digitalWrite(segA,HIGH);
  digitalWrite(segF,LOW);
  digitalWrite(segG,HIGH);  
}
void
acende3()
{
  digitalWrite(segE,LOW);
  digitalWrite(segD,HIGH);
  digitalWrite(segC,HIGH);
  digitalWrite(segB,HIGH);
  digitalWrite(segA,HIGH);
  digitalWrite(segF,LOW);
  digitalWrite(segG,HIGH);
}
void
acende4()
{
  digitalWrite(segE,LOW);
  digitalWrite(segD,LOW);
  digitalWrite(segC,HIGH);
  digitalWrite(segB,HIGH);
  digitalWrite(segA,LOW);
  digitalWrite(segF,HIGH);
  digitalWrite(segG,HIGH);
}
void
acende5()
{
  digitalWrite(segE,LOW);
  digitalWrite(segD,HIGH);
  digitalWrite(segC,HIGH);
  digitalWrite(segB,LOW);
  digitalWrite(segA,HIGH);
  digitalWrite(segF,HIGH);
  digitalWrite(segG,HIGH);
}
void
acende6()
{
  digitalWrite(segE,HIGH);
  digitalWrite(segD,HIGH);
  digitalWrite(segC,HIGH);
  digitalWrite(segB,LOW);
  digitalWrite(segA,HIGH);
  digitalWrite(segF,HIGH);
  digitalWrite(segG,HIGH);
} 
     Após carregar o código no Arduino, você
pode apertar a chave táctil várias vezes e ver os números que são sorteados.
Os componentes deste tutorial pode ser comprados AQUI!


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