quarta-feira, 3 de abril de 2019

LED piscante com Arduino (BLINK)


      Um das práticas mais simples para quem está iniciando no uso do Arduino é utilizar os códigos  dos exemplos do ARDUINO IDE, um destes exemplos é o BLINK (piscar).  

     Este programa fará com que um LED pisque de forma intermitente.

A placa Arduino UNO normalmente vem com um LED ligado ao pino 13, assim não é necessário montar o circuito.

Se não estiver trabalhando com uma placa ARDUINO UNO ou quiser montar o circuito para praticar, siga as instruções.

Componentes a serem utilizados.


- LED;
- Protobord;
- Resistor de 220 ohms;
- Jumpers Macho & Macho;
- Arduino;

Faça a montagem abaixo.


Nota: Se estiver trabalhando com outra placa Arduino, verifique no programa qual o pino do Arduino a ser utilizado.

     Executando o programa.


     Ao abrir o ARDUINO IDE verá algumas abas na parte superior da tela, clique em Arquivos, Exemplos, 01.Basics e Blink.




    Uma outra tela com o programa aparecerá.



     Clique na SETA à direta e o programa será verificado e carregado no Arduino.

    Após a carga o LED irá piscar.

   Análise rápida do Programa BLINK.


/*
  Blink

Acende um LED por um segundo, depois desliga por um segundo, repetidamente.
 
  A maioria dos Arduinos tem um LED on-board que você pode controlar. UNO, 
MEGA e ZERO  está ligado ao pino digital 13, no MKR1000 no pino 6. LED_BUILTIN e
stá definido para  o pino de LED correto independente de qual placa é usada.
 
Este código de exemplo é de dominio público.

  */

// a função de configuração é executada uma vez quando você pressiona reset ou ligar a placa
 void setup() {
  // inicialize o pino digital LED_BUILTIN como uma saída.

  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}

//
a função loop é executada repetidamente para sempre
void loop() {
  digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // Liga o LED
  delay(1000);                       // aguarda um segundo
  digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // Desliga o LED
  delay(1000);                       // aguarda um segundo
}

Nota: O termo “LED_BUILTIN” pode ser substituído pelo número do pino que se quer acionar.

Os componentes deste tutorial pode ser comprados AQUI!

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